O leitor mais rápido do mundo

Sabias que o leitor mais rápido do mundo é Português?

É verdade, custa a acreditar mas o José Feliz Barradinhas, de 14 anos de idade, é o leitor mais rápido do mundo. Nascido em Vilar Formoso, cedo mostrou uma grande aptência para a leitura, podendo-se dizer que aprendeu a ler sozinho. Aos quatro anos já lia fluentemente e até com entoação. À medida que crescia, o José lia cada vez mais, primeiro os livros lá de casa, depois os da biblioteca da escola, seguidamente os da biblioteca da sua terra. À medida que ia lendo e esgotava o stock de livros das livrarias, o Barradinhas desenvolvia a capacidade de ler cada vez mais rápido. Actualmente, com 14 anos, o José consegue ler uma página em 20 segundos e um livro de 100 páginas em menos de meia-hora. Adora livros, revistas e jornais e é deveras impressionante observá-lo a ler. Podes vê-lo a ler aqui.

16 Responses to O leitor mais rápido do mundo

  1. Filipe Vieira 5º E diz:

    Bem, eu adoro ler (não faço os comentários dos livros que leio em casa) mas não sou assim tão rápido. Nem por sombras…
    😉

  2. jornaldespertar08 diz:

    Olá, Filipe!
    Já reparaste na data do post, certo? 1 de Abril!!!
    Boa, já pões smilies!
    A DT

  3. Filipe Vieira 5º E diz:

    É pá! Fui apanhado!!!!!
    Ha, ha, ha!!!
    Vou experimentar outro smilie (um sad)
    😦

  4. Luis Antonio Gonçalves Neto diz:

    Tenho 14 anos. Completo 15 anos em Setembro. Adquiri sozinho uma técnica de leitura super rápida e consigo ler mais de 300 páginas por hora. Estou à disposição para tirar qualquer dúvida. Somente este ano, de Janeiro a Julho, já li 280 livros dos mais diversos autores. A minha meta para 2010 é chegar a 400 livros.

  5. jornaldespertar08 diz:

    Parabéns, Luís! Ao princípio não queria acreditar que era mesmo verdade. O post acima foi imaginado, por mim, para o Dia 1 de Abril – Dia das Mentiras em Portugal… Afinal há quem consiga mesmo ler bem rápido. Aconselho-te a partilhar/discutir com os teus amigos e professores as leituras que realizas, pois ajuda-te a compreender a mensagem dos mesmos e a não te esqueceres dos livros que lês.
    Fiz um novo post com a notícia da R7.

    Marília

  6. […] livros por ano O Luís António Gonçalves fez um comentário num dos nossos posts -”O leitor mais rápido do mundo“- ao qual não demos muita […]

  7. Alexandre André diz:

    Eu gosto de ler, mas assim tão rápido???? Como é que ele consegue? Também gostava de der assim… 🙂

  8. Alexandre André diz:

    Eu adorava ler assim, mas infelizmente não consigo! 😀 😛 :V

  9. Alexandre André diz:

    :v

  10. Cara Marilia, como vai? Estou escrevendo para desejar um Feliz 2011 e dizer que gosto muito do Jornal Despertar. Em agosto você publicou a reportagem que o R7 publicou com meu neto, um leitor extremamente rapido, que na ocasião previa terminar 2010 com 400 livros lidos. Pois bem, esta terminando 2010 com 1100 livros. Se puder, divulgue o blog dele, pois ele publica resumos dos livros lidos e creio que possa ser de interesse do seu publico.
    Um grande abraço,
    http://leituraveloz.blogspot.com
    Luis Antonio

  11. jornaldespertar08 diz:

    Boa tarde, Luís António!

    Bom Ano 2011 para si e sua família! Agradeço as suas simpáticas palavras sobre o blog do Jornal Despertar, da escola onde lecciono. Já fiz um post com a notícia dos 1100 livros lidos pelo seu neto, o qual também quero “parabenizar” (e assim que dizem, não é?) pelas leituras realizadas no ano que agora findou. Entretanto, fiz um desafio aos alunos da escola para lhe seguirem o exemplo, um tanto ou quanto difícil de perseguir, verdade seja dita. Todavia, há que sermos exigentes connosco e estabelecer metas.
    Para já e apesar da crise, que o ano de 2011 seja excelente e, se possível, que passe depressa!
    Saudações bloguistas,
    Marília Valério

  12. Walter Keppler diz:

    Parabéns ao Luis Antonio Neto…feito notável para um jovem que demonstra brilhantismo inclusive nas resenhas … O hábito de ler revela introspecção ativa sabia? Agilidade no pensamento e profunda análise critica a tudo que o cerca… seu avô sabe bem do que estou falando pois nos conhecemos e ele sempre demonstrou admiração por leituras saudáveis. Abs e estude o desafio de em breve começar a ler em outros idiomas.. verás que é uma experiência fantástica.
    Walter

  13. Luis Antonio Gonçalves diz:

    Olá Walter, que estranha maneira de voltar a encontra-lo, mas mesmo assim muito prazeiroso. Gostaria de voltar a ter contato contigo. Ainda mantenho o mesmo endereço da UOL. Se puder me escreva. A proposito, na ultima semana, o SBT publicou uma reportagem com meu neto, cujo link vou gravar abaixo:
    http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=5296&t=Jovem+le+900+paginas+por+hora+e+pode+entrar+para+o+Guinness

    Marilia, obrigado pela carona no seu blog.
    Um abraço para vocês.

    Luis

  14. jornaldespertar08 diz:

    De nada!

  15. BOM DIA NAO É OCHARIA NENHUMA COM 14 ANOS LER RÁPIDO OU EM PEQUENO TER APRENDIDO A LER, POIS EU COM A AJUDA DE UM LIVRO “O FRANCES SEM MESTRE” APRENDI COM A IDADE DE 13 ANOS A FALAR FRANCES E HOJE FALO FRANCES, INGLES, ALEMAO E NORUEGUES. NORUEGUES APRENDIDO POR UMA PROFESSORA NA LISNAVE AONDE EU ERA GUARDA INTERPRETE EM CACILHAS E SOU DO REDONDO ALENTEJO.AONDE CONFUNDEM TER UM DOM COM DESIQUILIBRIO. SIM AGORA SIM SOFRO DE DESIQUILIBRIO. COM 74 ANOS QUE POSSO EU FAZER?LEMBRAR-ME DO QUE JÁ FIZ.ESTOU EM FRANCA A TODOS FELICIDADDES FRANCISCO PEDRAIS BILRO ……… MAIS CONHECIDO PELO CHICO 30 NO REDONDO

  16. geovane diz:

    eu amava ler livros! depois que minha mãe comprou um computador deixei de lado esse habito só para ficar no PC, o que eu devo fazer para ter esse habito de volta??? um exemplo de leitura para mim é o LUIS ANTÔNIO GONÇALVES NETTO! queria ser como ele!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

